Codepas realiza ação educativa em alusão ao Movimento Maio Amarelo
A Companhia de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas) através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), juntamente com o Sest/Senat, desenvolveram na tarde da última quarta-feira (19), uma ação educativa para promover o respeito e a responsabilidade no trânsito. O ponto escolhido para a realização da atividade foi em frente ao Bourbon Shopping.
A ação faz parte do Movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar motoristas e pedestres sobre o trânsito das cidades e reduzir o número de acidentes. Nessa operação, os cipeiros abordavam os motoristas para orientações sobre o trânsito seguro através da entrega de materiais educativos. “A gente resolveu fazer essa campanha para conscientizar os motoristas do quanto é importante dirigir com cautela e previsibilidade. Mas o mais importante mesmo é a conscientização de cada um”, explica o membro da CIPA, Volmar da Silva Nogueira.
Os acidentes de trânsito são registrados na maioria dos casos por falha humana alinhado a alguma imprudência, como dirigir alcoolizado, em alta velocidade ou mexendo no celular. “O problema é que geralmente uma imprudência vem junto com outra, por exemplo, quem dirige alcoolizado provavelmente estará dirigindo em alta velocidade e sem atenção. Quem está com o celular provavelmente não está prestando atenção em tudo o que está acontecendo ao redor”, aponta a promotora de esporte e lazer do Sest/Senat, Adriana Riter.
Campanha Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo é uma ação internacional do Poder Público e sociedade civil, que busca colocar em pauta o debate sobre a segurança viária, mobilizando toda a sociedade para a amplitude que a questão exige, buscando, assim, a redução das estatísticas de sinistros no trânsito.
A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas, e a cor amarela simboliza o alerta no trânsito. Neste ano, o movimento chega à sétima edição, com o tema “respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.
Dados estatísticos
Conforme um levantamento do DETRAN RS, em 2020 , Passo Fundo contava com uma frota de 134.515 veículos registrados, ocupando a posição de oitava maior frota de veículos do Estado. Somente naquele ano foram registrados cerca de 29 acidentes fatais, entre vias municipal, estadual e federal.
