Siga-nos
  

Abrindo caminhos: Lilian é a primeira motorista de caminhão da Codepas

Lilian está há quase 11 anos trabalhando na Codepas, sendo que destes, seis são dedicados à coleta de resíduos. Foto: Caroline Ronsoni

“A mulher pode tudo. Ela tem poder!” É assim que Lilian da Cunha Chaves define o poder feminino. Lilian tem uma vida dedicada ao amor pela profissão: dirigir. Apesar deste ser um serviço onde a maior parte de atuação é de homens, ela vem se destacando pela competência e profissionalismo com que exerce o cargo de motorista. Em 2010 passou no concurso da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), para motorista de ônibus. Nesse setor trabalhou por cinco anos, após, realizou um novo concurso e foi aprovada novamente, mas dessa vez para motorista do caminhão de coleta de resíduos.

Com quase seis anos à frente do caminhão, Chaves continua sendo a única mulher no setor, e para isso precisa trabalhar em um espaço onde os colegas são todos homens, mas isso nunca foi um problema para ela, pois sempre foi tratada com muito respeito, e ainda o consideram como um exemplo. “ A maioria incentiva, acha legal, nunca tive problema com preconceito”, conta a condutora. Para ela, o orgulho pelo que faz e o apoio da família é o combustível para continuar fazendo história, “gosto muito de dirigir, é o que eu faço de melhor, e estou muito feliz na minha profissão”, finaliza.

O olhar vanguardista

Apesar do trabalho exigir boa parte do seu tempo, com dedicação de segunda a sábado, ela ainda divide seu dia a dia com os afazeres domésticos e a responsabilidade de ser mãe. Mas isso não é motivo para se acomodar, e por isso almeja se qualificar para obter ainda mais conquistas. “Uma qualificação maior nessa área de trânsito, de repente um curso superior na área da engenharia de tráfego ou uma engenharia mecânica futuramente”, declara.

O reconhecimento

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura e da Coordenadoria da Mulher, entregou na última terça-feira (30) a Comenda Anna Theodora para Lilian, em homenagem a sua posição de pioneirismo e valorização da atividade profissional. Para a motorista, esse reconhecimento tem um grande significado profissional e pessoal. “ Toda homenagem, todo reconhecimento vem para crescer, motivar e incentivar, e eu estou muito feliz em receber. Eu sei da importância dessa homenagem, eu sei o que ela significa, e para mim é uma honra receber”, comenta.