MONITORAMENTO AMBIENTAL DOS SERVIÇOS

O monitoramento ambiental e acompanhamento dos serviços prestados pela Codepas, contemplado pela coleta dos resíduos sólidos urbanos no Município de Passo Fundo/RS, está sob a responsabilidade da empresa Gaia Assessoria Ambiental e Segurança do Trabalho Ltda – ME.

As vistorias são realizadas com frequência semanal nas rotas de coleta de resíduos sólidos urbanos, verificando a qualidade do serviço, as condições operacionais dos equipamentos, manutenções necessárias e demarcação do local onde ficam os contêineres.

HIGIENIZAÇÃO DOS CONTÊINERES

A empresa Contemar presta serviço para a Prefeitura com o objetivo de instalação, manutenção, substituição e a higienização dos contêineres. Destacamos que todas as operações estão sendo realizadas normalmente em todos os pontos onde estão instalados os contêineres para coleta de orgânico e seletiva.

Obs.: Para operacionalizar o serviço, primeiramente os caminhões efetivam o recolhimento dos respectivos resíduos normalmente, e ainda assim no decorrer do trecho vai outro caminhão da Codepas em conjunto com o caminhão da lavagem para recolher os resíduos depositados neste turno. Este caminhão recolhe os resíduos de ambos os contêineres, porém transporta para a central de triagem para nova separação.

RESÍDUOS RECICLÁVEIS – Contêiner Azul

O que pode ser reciclado:

  • Plásticos: Embalagens de refrigerante, sucos, produtos de higiene, limpeza, sacolas plásticas, embalagens diversas.
  • Metais: Ferro, aço, alumínio, alumínio chapa, lata, metal, cobre, chumbo, inox e outros.
  • Papeis: Papelão, papel A1, papel A4, revistas e outros.
  • Vidros: Vasilhames inteiros e cacos, todos os tipos.

Obs.: No caso de vidro quebrado (cacos), é necessário que seja acondicionado de maneira distinta e que a embalagem seja identificada de maneira a evitar acidentes.

RESÍDUOS ORGÂNICOS – Contêiner Laranja

Lixo orgânico é toda matéria de origem biológica, proveniente da vida animal ou vegetal, e sua separação deve ser feita em casa.

Exemplos de Lixo Orgânico:

  • Restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.);
  • Papel usado (higiênico, absorvente, etc.);
  • Sacos de café e chá;
  • Cascas de ovos e sementes.