Dicas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 A COLETA SELETIVA

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Tudo feito de plástico, vidro ou metal é, em princípio reciclavel. Veja se sua Rua tem coleta Seletiva, ou leve até uma cooperativa de catadores

Restos orgânicos, como sobras de vegetais, pão velho, saquinhos de chá, pó e filtro de café e guardanapos usados podem ser enterrados para virar adubo. Quem mora em apartamento pode comprar um minhocário.


Orgânicos que não vão para o minhocario, como restos de carne e cascas de frutas cítricas, têm de ir para o lixo comum. Esse também é o destino de papel higiênico, absorventes e fraldas.

Há postos de coleta de pilhas e baterias em estabelecimentos como Bancos e Farmácias. Os produtos são queimados em fornos industriais dotados de filtros que impedem a emissão de poluentes.

Alguns fabricantes de eletrodomésticos(celulares por exemplo) ja recolhem os produtos usados. A nova lei nacional do lixo tornará isso obrigatório. Veja as entidades que coletam o lixo em:  www.migre.me/1hm2h

As lâmpadas fluorescentes têm mercurio e são tóxicas. Alguns comerciantes as recebem, o que deve ser mais comum com a nova lei. As incandescentes não são recicláveis nem tóxicas – podem ir para o lixo comum.


Alguns postos de saúde recolhem medicamentos vencidos e seringas usadas. Ligue para confirmar. Na falta de opção melhor, jogue os medicamenstos na pia para evitar contaminação de terceiros.

Uma entidade de fabricantes, a Reciclanip, transforma pneus velhos em materiais como solado de sapato e borracha de vedação. em Passo Fundo o local de coleta é no ECOPONTO, localizado na Rua Manoel Carpes, S/Nº – Distrito Industrial Invernadinha

Confira outras dicas sobre coleta seletiva, coleta orgânica e reciclagem:

Separando o lixo

Reciclando

Porque reciclar? Como Reciclar?

Transporte Coletivo e o Meio ambiente

Decomposição do lixo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.