Novembro Azul: nós apoiamos!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Depois de ressaltarmos a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, novembro é a vez dos homens. A campanha novembro azul é realizada desde 2005 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata, este que de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem maior incidência que o de mama.

A doença não tem prevenção, no entanto, o diagnóstico precoce tem 90% de chances de cura. Aconselha-se que o exame seja feito anualmente, a partir dos 50 anos, no caso de homens que estejam no grupo de risco, os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos.

Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Quais são os exames para detectar a doença?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

No entanto, realizar somente o exame de sangue não é aconselhável porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

Sintomas

Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

Tratamento

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

novembroazul

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.